Blog do André Gravatá

Eu gostaria que meus alunos soubessem…

André Gravatá

Uma professora com dificuldades para compreender a realidade dos seus alunos inventou uma proposição simples e com profundas reverberações. Kyle Schwartz, educadora da Escola Elementar Doull, nos Estados Unidos, pediu que os estudantes completassem a frase: ''Eu gostaria que a minha professora soubesse…''. E recebeu respostas como:

“Eu gostaria que a minha professora soubesse o quanto eu sinto falta do meu pai porque ele foi deportado para o México quando eu tinha três anos e eu não o vejo há seis anos.''

''Eu gostaria que a minha professora soubesse que não tenho amigos pra brincar comigo.''

Inspirado na ação da professora em busca de uma conexão íntima com os alunos, perguntei a professores, num encontro presencial, se poderiam completar a frase ''Eu gostaria que meus alunos soubessem…''. Algumas das respostas seguem abaixo, compartilhadas como um convite para olharmos com mais sensibilidade para os educadores e educadoras que nos rodeiam. (E lanço aqui outro convite: quem quiser compartilhar sua história nas redes sociais, use a hashtag #EuGostariaQueMeusAlunosSoubessem).

1

3

4

5

6

7

8

2

9

10

11

12

13

14

16

15