De cima pra baixo, só aceito chuva!
André Gravatá
Aqueles amigos costumavam brincar mais de Escola do que de Esconde-Esconde.
Na brincadeira Escola, simulavam salas de aula com professores na frente de lousas imaginárias e alunos sentados em carteiras imaginárias. Até que uma criança pediu a atenção de todos e propôs outra brincadeira:
– Hoje quero brincar de Medida Provisória!
– Que que é isso?
– A Medida Provisória muda as regras!
– Quê???!!!!!!
– Vim mostrar que estou aqui! E que precisamos mudar rápido, não dá pra esperar!
– Você veio consultar a gente pra mudar o jogo, é isso?
– Não, a intenção é mudar o jogo agora, pois já consultei vocês!
– Quando???
– Falei com alguns aqui.
– Ah, tá, sei. Só pra lembrar: você não tá no jogo Ditadura ou naquele outro… como se chama mesmo? Ah, sim, aquele jogo idiota que ficou conhecido como Fingir Que O Outro Não Existe. Agora estamos jogando Escola. Sabemos que é um jogo antigo, um tanto chato, precisa de mudanças. E há quem já esteja experimentando novos combinados. Não tem sentido mudar o jogo Escola com base na brincadeira A Autoridade Mandou!
– Acha que a gente vai fazer o que você quer só porque você quer? – diz outra criança.
– Sim.
– Quais regras você quer mudar? – questiona uma criança na primeira fileira de carteiras imaginárias.
A resposta dura 13 páginas. Aumenta o burburinho.
– O que você fala confunde a gente! – exclama uma menina que ouviu cada palavra com atenção – Mesmo embaralhando o pensamento, você quer fingir que veio pra organizar? Não sabe brincar de Clareza na Comunicação ou do jogo Consistência? Você falou falou falou e não consegui entender se na Escola ainda são obrigatórias ou não as partidas de Educação Física e Artes! Vai brincar de Confusão com outros!
– Boa proposta! – grita uma criança com rosto curioso – Estava na hora de alterar os combinados da Escola! Nunca havia brecha pra essa pauta de mudança no curto prazo, o assunto pede urgência!
Outros se pronunciam, cada vez mais agitados:
– Sério que há quem aprove a mudança? Acha mesmo que dá pra entrar na brincadeira Escola com decisão de cima pra baixo? Se quer jogar Mestre Mandou, fala logo! Sua vontade é brincar de Precarização e Aumento das Desigualdades!
– De cima pra baixo, só aceito chuva! De cima pra baixo, só aceito chuva! – cantarolaram algumas crianças ao mesmo tempo, repetindo um verso que inventaram durante a brincadeira Música.
– Você pretende que a gente perca a noção de prioridades! Quero ver você ter coragem de mudar as regras de outra brincadeira, aquela chamada Privilégios! Vá, vá!
– Pra mudar o jogo Escola, tem que jogar Diálogo! Me escute!