Blog do André Gravatá

De cima pra baixo, só aceito chuva!

André Gravatá

Aqueles amigos costumavam brincar mais de Escola do que de Esconde-Esconde.

Na brincadeira Escola, simulavam salas de aula com professores na frente de lousas imaginárias e alunos sentados em carteiras imaginárias. Até que uma criança pediu a atenção de todos e propôs outra brincadeira:

– Hoje quero brincar de Medida Provisória!

– Que que é isso?

– A Medida Provisória muda as regras!

– Quê???!!!!!!

– Vim mostrar que estou aqui! E que precisamos mudar rápido, não dá pra esperar!

– Você veio consultar a gente pra mudar o jogo, é isso?

– Não, a intenção é mudar o jogo agora, pois já consultei vocês!

– Quando???

– Falei com alguns aqui.

– Ah, tá, sei. Só pra lembrar: você não tá no jogo Ditadura ou naquele outro… como se chama mesmo? Ah, sim, aquele jogo idiota que ficou conhecido como Fingir Que O Outro Não Existe. Agora estamos jogando Escola. Sabemos que é um jogo antigo, um tanto chato, precisa de mudanças. E há quem já esteja experimentando novos combinados. Não tem sentido mudar o jogo Escola com base na brincadeira A Autoridade Mandou!

– Acha que a gente vai fazer o que você quer só porque você quer? – diz outra criança.

– Sim.

– Quais regras você quer mudar? – questiona uma criança na primeira fileira de carteiras imaginárias.

A resposta dura 13 páginas. Aumenta o burburinho.

– O que você fala confunde a gente! – exclama uma menina que ouviu cada palavra com atenção – Mesmo embaralhando o pensamento, você quer fingir que veio pra organizar? Não sabe brincar de Clareza na Comunicação ou do jogo Consistência? Você falou falou falou e não consegui entender se na Escola ainda são obrigatórias ou não as partidas de Educação Física e Artes! Vai brincar de Confusão com outros!

– Boa proposta! – grita uma criança com rosto curioso – Estava na hora de alterar os combinados da Escola! Nunca havia brecha pra essa pauta de mudança no curto prazo, o assunto pede urgência!

Outros se pronunciam, cada vez mais agitados:

– Sério que há quem aprove a mudança? Acha mesmo que dá pra entrar na brincadeira Escola com decisão de cima pra baixo? Se quer jogar Mestre Mandou, fala logo! Sua vontade é brincar de Precarização e Aumento das Desigualdades!

– De cima pra baixo, só aceito chuva! De cima pra baixo, só aceito chuva! – cantarolaram algumas crianças ao mesmo tempo, repetindo um verso que inventaram durante a brincadeira Música.

– Você pretende que a gente perca a noção de prioridades! Quero ver você ter coragem de mudar as regras de outra brincadeira, aquela chamada Privilégios! Vá, vá!

– Pra mudar o jogo Escola, tem que jogar Diálogo! Me escute!