Blog do André Gravatá

Não pode perguntar, mas pode bater?

André Gravatá

''Os policiais chegaram gritando: LEVANTA AÊ, MÃOS NA PAREDE, MÃOS NAS COSTAS, TIRA AS MÃOS DO BOLSO, TIRA A TOUCA. Todo mundo assustado, perdido. Bateram com cassetete num estudante que perguntou se os policiais tinham mandado de reintegração de posse.''

Ouvi esse depoimento de um estudante de 16 anos da ETESP (Escola Técnica Estadual de São Paulo), na frente do 3º DP, no Centro de São Paulo. Hoje cedo a PM realizou a reintegração de posse de 4 unidades de ensino, sem nenhum mandado, sem recorrer à Justiça. Acusam os jovens de cometerem danos ao patrimônio público.

O que quero deixar bem marcado na mente de quem ler este texto é esta cena: um jovem pergunta aos policiais se eles têm mandado de reintegração de posse e então como resposta apanha com cassetete.

Como não é possível educar alguém violentamente, não podemos aceitar cenas assim se repetirem, até se tornarem mais comuns do que já são.

Se não há nem espaço para perguntas, o vale-tudo ganha terreno para se instaurar mais e mais. Não pode perguntar, mas pode bater?

Hoje ainda, os estudantes farão um ato na Avenida Paulista: https://www.facebook.com/events/245278935829369/